Frase da Semana

“O professor deve adotar o papel de facilitador, não de provedor de conteúdo.” Lev Vygotsky

24 de jun. de 2020

QUADRO DE VALOR DE LUGAR: CLASSE DOS BILHÕES

Olá alunos e alunas, vocês já pararam para analisar que os números estão presentes em todos os lugares? E que eles aparecem relacionados com inúmeras atividades do nosso cotidiano? Vocês sabem a origem dos números e que eles estão classificados em conjuntos diferentes?

Na aula de hoje, iremos aprender um pouquinho sobre os números bases, são eles (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9), eles estão classificados no Conjunto dos Números Naturais, esse conjunto é representado pela letra N, em especial aqueles pertencentes a classes dos bilhões, acredito que você já ouviram falar deles, vamos lá, conhecê-los um pouco mais!

Você já deve saber que um número se forma com o acrescimento de outro número, e este novo número pode ser classificado em classes e ordens, que compõem o QVL - Quadro de Valor de Lugar, conforme a quantidade de algarismos que este possua, se está com dúvidas, reveja a aula "os números naturais e o quadro de valor de lugar".

Um número para pertencer a classe dos bilhões, precisa da ocupar  a 10ª/11ª e 12ª ordens do QVL, conforme o quadro abaixo, no entanto, vale lembrar que por se tratar de um número "enorme", ele também pode aparecer simplificado com virgulas, siglas ou abreviaturas, que tornam mais fácil a compreensão e identificaçaõ de seus valores, vejamos abaixo! 


O mesmo número em bílhões pode ser escrito assim:

a) 13.820.000.000 bilhões 
b) 13.820 bilhões 
c) 13.82 bi

Note: A ordem das unidade de bilhões ocupa a 10ª ordem.

Confira no vídeo abaixo, uma breve explicação sobre o assunto, na sequência, responda as atividades abaixo e as sugeridas nas páginas 44 e 45 do seu livro de matemática.

VÍDEO 01
VÍDEO 02 
Conto com você!

Atividade 1

Atividade 2

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário