Frase da Semana

“O professor deve adotar o papel de facilitador, não de provedor de conteúdo.” Lev Vygotsky

3 de jun. de 2020

DIFERENTES MANEIRAS DE MULTIPLICAR

Olá alunos e alunas, na aula de hoje iremos conhecer um pouco mais a multiplicação e suas diferentes formas de resolução de problemas, vamos lá!

O termo multiplicação se refere a uma das quatro operações básicas da matemática, como já você já viu ao longo da sua vida escolar, a matemática está por toda a parte, surgindo da necessidade da humanidade em agrupar, juntar e organizar.

A multiplicação propriamente dita, consiste na adição de parcelas iguais sucessivamente, ou seja, na soma repetida de um mesmo número, em uma sentença de multiplicação os números estão representados conforme a imagem ao lado:

O multiplicando é o numero que será multiplicado, ou seja, que será repetido, o multiplicador representa quantas vezes esse número será repetido e o produto será o resultado dessa repetição.

Já por sua vez os símbolos da multiplicação podem ser representados por um "X" quando escrito a mão e ou digitado e  ou por um asterisco (*) em calculadoras digitais.

Para se resolver uma questão matemática você pode fazer uso do agrupamento em colunas e linhas que chamamos de malha quadricula, pois fazem uso da proporcionalidade, ou seja, da representação da mesma quantidade de quadrinhos  preenchidos para representar a multiplicação, conforme o exemplo abaixo:


  • Em amarelo temos a seguinte multiplicação:
18       Onde: 18 é o multiplicando e 2 é o multiplicador, o resultado 36 será o produto.
x2
36
  • Faça você o exemplo de vermelho, qual foi o resultado? Deixe nos comentários sua resposta!
Confira no vídeo abaixo, uma breve explicação sobre o assunto, na sequência, responda as atividades sugeridas, e em seu livro de matemática páginas 30 a 33 realize as questões pedidas.


Conto com você!

Atividade 1

Atividade 2


Atividade 3
Atividade 4
Atividade 5
Atividade 6
Descubra  as contas matemáticas escondidas na imagem e seus respectivos resultados!


Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário