Frase da Semana

“O professor deve adotar o papel de facilitador, não de provedor de conteúdo.” Lev Vygotsky

22 de jun. de 2020

FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO: BLOG

Autora original: Conceição Araújo

Olá alunos e alunas, na aula de hoje iremos aprender um pouco mais sobre algumas ferramentas de comunicação, os blogs, vamos lá!

O blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira(o). Uma das características dos blogs é que, em geral, eles têm um aspecto muito parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito a alterações visuais. Outra característica dos blogs é a freqüência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem).

Quando surgiram os blogs tinham caráter puramente recreativo, eram usados como "diários virtuais", on-line, onde as pessoas, especialmente adolescentes e jovens, expunham suas idéias, narravam o que acontecia em suas vidas. Com o tempo os blogs foram se tornando espaço de disseminação de idéias e informações mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utilizá-los também.

Os blogs tornaram-se o "endereço virtual" de muitas pessoas e empresas e perdeu o status inicial de "diário", tornando-se, além de tudo, fonte de obtenção de informações, ferramenta de trabalho e auxílio de diversos profissionais, especialmente jornalistas, repórteres e professores. Além de publicar conteúdo pessoal, profissional, informativo e educativo, os blogs viraram também ferramenta de divulgação artística, possibiltando a publicação de material desenvolvido por artistas independentes como poetas, desenhistas, escritores e fotógrafos, antes impossibilitados de mostrar seu trabalho.

A popularização dessa ferramenta foi tamanha que até as empresas passaram a utilizá-la como ferramenta de comunicação. A maioria das empresas, mesmo aquelas que não atuam diretamente na internet já mantém blogs para se comunicar com funcionários e clientes.

Confira no vídeo abaixo, uma breve explicação sobre o assunto, na sequência, com base nas informações contidas em seu livro de língua portuguesa, páginas 58 e 59,  realize um pequeno texto falando sobre as principais características dos blog, sua função e conteúdos, caso precise, visite dois ou três páginas de blog na internet. 


Extraído de: InfoEscola

Conto com você!

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário