Olá alunos e alunas, na aula de hoje iremos aprender um pouco mais sobre as figuras geométricas planas, vamos lá!
Antes de iniciarmos, gostaria de saber se você lembra da aula sobre "as diferenças entre figuras geométricas planas e espaciais"? Essa aula ajudará na compreensão desse assunto, se ainda não viu ou quer relembrar click aqui, antes de prosseguirmos!
As figuras planas, tem um formato achatado, como uma massa de pizza ou uma folha de papel aberta sobre a mesa, pois elas são bidimensionais, ou seja, apresentam apenas duas dimensões (2 D), pois são compostas de comprimento e largura, representando uma única face.
Exemplos: Quadrado, triângulo, retângulo, circulo entre outras.
Os conceitos de ampliar e reduzir uma figura plana estão ligados a não deformação destas, ou sejas, uma imagem ampliada ou reduzida irão apresentar as mesmas características da figura original, tal como ocorre nos mapas de geografia, pois ocorre há uma congruência dos ângulos ou seja uma adequação deles ao seu "novo tamanho".
Conforme desenvolvido por Natalia de Nadai e extraído de khanacademy.org, temos os seguintes conceitos abaixo:
Antes de iniciarmos, gostaria de saber se você lembra da aula sobre "as diferenças entre figuras geométricas planas e espaciais"? Essa aula ajudará na compreensão desse assunto, se ainda não viu ou quer relembrar click aqui, antes de prosseguirmos!
As figuras planas, tem um formato achatado, como uma massa de pizza ou uma folha de papel aberta sobre a mesa, pois elas são bidimensionais, ou seja, apresentam apenas duas dimensões (2 D), pois são compostas de comprimento e largura, representando uma única face.
Exemplos: Quadrado, triângulo, retângulo, circulo entre outras.
Os conceitos de ampliar e reduzir uma figura plana estão ligados a não deformação destas, ou sejas, uma imagem ampliada ou reduzida irão apresentar as mesmas características da figura original, tal como ocorre nos mapas de geografia, pois ocorre há uma congruência dos ângulos ou seja uma adequação deles ao seu "novo tamanho".
Conforme desenvolvido por Natalia de Nadai e extraído de khanacademy.org, temos os seguintes conceitos abaixo:
O processo de aumentar alguma coisa, mantendo-se as mesmas características, isto é, a mesma forma, é conhecido como ampliação.
Quando ampliamos alguma coisa, uma figura geométrica, por exemplo, obtemos outra maior, com ângulos equivalentes e medidas dos lados correspondentes proporcionais.
Note que um pentágono foi ampliado 2 vezes (dobramos o seu tamanho). É possível notar que seus ângulos permanecem com as mesmas medidas (congruentes), mas as medidas dos seus lados correspondentes ampliaram de maneira proporcional.
E o processo inverso da ampliação é conhecido como redução. Quando reduzimos uma figura geométrica obtemos outra menor, com ângulos equivalentes e medidas dos lados correspondentes proporcionais.
- Exemplo:
Note que um quadrado foi reduzido 3 vezes. É possível notar que seus ângulos permanecem com as mesmas medidas (congruentes), mas as medidas dos seus lados correspondentes reduziram de maneira proporcional.
Confira no vídeo abaixo, uma breve explicação sobre o assunto, na sequência, responda as atividades sugeridas, e em um livro de matemática páginas 36 e 37 realize as questões pedidas.
Conto com você!
Atividade 1
Atividade 2
Confira no vídeo abaixo, uma breve explicação sobre o assunto, na sequência, responda as atividades sugeridas, e em um livro de matemática páginas 36 e 37 realize as questões pedidas.
Conto com você!
Atividade 1
Atividade 2
Bons estudos!
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