Frase da Semana

“O professor deve adotar o papel de facilitador, não de provedor de conteúdo.” Lev Vygotsky

7 de jun. de 2020

GÊNERO TEXTUAL: CONTO

Olá alunos e alunas, na aula de hoje iremos revisitar o conceito de produção textual, para isso, visite a aula sobre os elementos da produção textual!

Vimos que para produzir um texto devemos conhecer algumas das suas características, vamos recordar um pouco?

Para produzir um texto devemos primeiramente organizar seus pensamentos antes de escrever, levando em consideração o gênero textual escolhido, no caso de hoje iremos falar sobre "Conto".

O conto é um gênero textual que tem como característica ser uma narrativa curta, sendo dividido em começo, meio e fim, este gênero, geralmente está centrado, ou seja, conta a história de um ou mais personagens que estão envolvidos em um determinado problema, e a breve narrativa vem justamente mostrar a solução dessa situação.

Na aula sobre compreender e interpretar um texto, disse que uma boa interpretação depende de uma excelente compreensão do que está sendo lido, ou seja, uma boa leitura facilitará e o ajudará a identificar todas as informações contidas no texto, uma dica, faça sempre perguntas procurando identificar personagens, lugares, situações entre outros elementos, assista novamente o vídeo que trata sobre a diferença de compreender e interpretar, vamos lá, é rapidinho clicando aqui!

Os principais elementos que compõem um conto são:
  • Personagens
São justamente aqueles indivíduos que estão na história, no gênero conto, eles podem ser pessoas, animais, objetos e entre outros seres.

  • Narrador
É justamente quem conta a história, podendo ser um dos personagens (Narrador Personagem), uma pessoa que só observa de longe (Narrador Oculto), sem contudo participar de fato da história e por último temos, o (Narrador onisciente) que é alguém que conhece toda a história, mas não aparece nela.
  • Tempo
Como já dito anteriormente, os contos são histórias curtas e geralmente ocorrem em espaços de tempo curtíssimos como minutos, horas e dias, e mesmo quando a história utiliza-se de anos, há o  encurtamento desses anos na história, ou seja, pulam-se anos, com passagens de anos rápidas.

  • Espaço
Do mesmo modo como o tempo, os contos procuram reduzir os cenários das cenas, ou seja, o lugar em que são contadas as histórias e aonde os personagens aparecem.

  • Enredo
Este aspecto é justamente a história em si, dividida em começo, meio e fim, no qual os personagens são descritos, os cenários são mostrados, o tempo passa e o conflito/situação chave que envolve os personagens principais.

  • E por falar em conflito, vamos a ele:

O conflito é justamente a situação que gerará todas as demais ações da história.

Exemplo:

Na história Pinóquio o conflito é justamente a tentativa do personagem principal em se tornar um menino de verdade, a partir disso, todas as demais ações em que ele se envolve irão ocorrer!

Confira no vídeo abaixo, uma breve explicação sobre o assunto, na sequência, realize a leitura em seu livro de língua portuguesa páginas 40 e 41 e  construa a sua própria viagem imaginada, deixo abaixo outras atividades para serem realizadas.

Na segunda parte desta aula, você irá exercitar os conceitos de compreensão e interpretação textual identificando os principais elementos que estão presentes no texto  "Rick e a girafa" de Carlos Drummond de Andrade, na atividade das páginas 44 e 45 do seu livro de língua portuguesa, e como atividade complementar, você irá realizar uma pesquisa biográfica sobre a vida dele, contanto um pouquinho de sua história e trajetória, conheça aqui um pouco do gênero "biografia", e se divirta-se!



Conto com você!

Atividade 1

Atividade 2
Atividade 3
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário